VOLTAR

Gigante do transporte marítimo terá rota no rio Madeira

Amigos da Terra - www.amazonia.org.br
03 de Set de 2008

A CMA-CGM, terceira maior companhia de transportes marítimos de contêiner do mundo, anunciou um novo serviço de transportes na Amazônia. A empresa vai atuar no rio Madeira, entre os municípios de Porto Velho, em Rondônia, e Manaus, Amazonas, segundo nota publicada no portal de negócios Business News Americas.

A empresa anunciou que inicialmente transportará madeira para exportação e que planeja utilizar essa rota para transporte de carne e algodão.

O anúncio aumentou as desconfianças em relação à construção de eclusas no rio Madeira. Nos estudos das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, no rio Madeira, produzidos pela empresa estatal Furnas e a construtora Odebrecht, previa-se a construção de duas eclusas, que ampliariam em mais de mil quilômetros a hidrovia atual.

Essas eclusas, no entanto, não aparecem nos estudos posteriores e no Projeto Básico Ambiental (PBA) das usinas, mas especula-se que uma empresa do porte da CMA-CGM não iria para Porto Velho se não tivesse expectativas a respeito da criação da hidrovia.

Para ambientalistas e movimentos sociais, a construção das eclusas daria maior dimensão aos impactos ambientais, aumentando os problemas sociais na região e o desmatamento na Amazônia.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.