VOLTAR

Geraldinho defende obras de indígenas

A Tribuna-Rio Branco-AC
07 de Nov de 2003

O senador Geraldo Mesquita Júnior (PSB-AC) pediu ontem que a cota a que tem direito em impressos na Gráfica do Senado, para impressão de projetos e discursos, seja usada na publicação de duas obras indígenas, sem autor definido, que tratam da cultura das nações de seu estado, o Acre. São Kaxinawa e Awanawa, que lutam para imprimir a memória de seus povos em livro e transmiti-la às gerações futuras, explicou o senador.

Geraldo Mesquita esteve no Acre no final de semana em contato com as 14 nações indígenas do estado, que tem inclusive uma Secretario dos Povos Indígenas, ocupada por um índio.

O senador Geraldo Mesquita (PSB) destacou a necessidade de o Senado ajudar 14 nações indígenas do Acre a manterem seu acervo de livros escritos em língua indígena.

Para o senador, a falta de livros desse tipo impede o avanço cultural dos índios locais. Mesquita adiantou que vai destinar parte da sua cota da Gráfica do Senado para a edição de livros para esses índios.-

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.