VOLTAR

'A gente está vivendo um pesadelo', afirma enfermeira de posto de atendimento na Terra Yanomami

g1 - https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2023/01/29
29 de Jan de 2023

'A gente está vivendo um pesadelo', afirma enfermeira de posto de atendimento na Terra Yanomami
Eliane Opoxina trabalha há dez anos com os Yanomami. Ela conta que os profissionais de saúde tentam salvar vidas com 'o mínimo do mínimo'.

Por Fantástico
29/01/2023

No último final de semana, o Fantástico entrou na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, cenário de uma tragédia humanitária. A situação mais grave está na parte Norte, onde estão dos pelotões especiais de fronteira do Exército - e a maior concentração de garimpo no Território Yanomami. A enfermeira Eliane Opoxina, que trabalha há dez anos com os Yanomami, conta como é trabalhar no único posto de atendimento ativo na região, em Surucucu.

"A gente está vivendo um pesadelo nestes últimos anos, principalmente nos últimos quatro anos, né? É realmente desesperador para nós, profissionais de saúde, trabalhar nas condições que a gente vem trabalhando, tentando salvar vidas com o mínimo do mínimo", afirma.

Muitos têm contaminação pelo mercúrio usado no garimpo. O metal está na água, nos alimentos e passa de mãe para filho na amamentação.

https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2023/01/29/a-gente-esta-vivendo…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.