VOLTAR

Gente do campo: quilombolas usam técnicas centenárias de plantio que incluem observação da lua e roça de coivara

g1 - https://g1.globo.com/economia/agronegocios/agro-de-gente-pra-gente/noticia/2023/03/03
03 de Mar de 2023

Gente do campo: quilombolas usam técnicas centenárias de plantio que incluem observação da lua e roça de coivara
g1 foi até Eldorado (SP), no Vale do Ribeira, para conhecer modo de vida de comunidades que mantêm lições aprendidas com antepassados para cultivar os alimentos em meio à floresta.

Por Anaísa Catucci e Luiz Franco, g1
03/03/2023

Há mais de 300 anos, gerações de quilombolas plantam alimentos em meio à floresta no Vale do Ribeira, no interior de São Paulo. As lições aprendidas com os antepassados integram um sistema agrícola tradicional, que é considerado patrimônio imaterial brasileiro.

A equipe do g1 foi até Eldorado (SP) e visitou duas comunidades para conhecer como essas técnicas centenárias alimentam famílias e produzem mais biodiversidade. (Conheça a história dos quilombos no vídeo acima).

Os quilombos Pedro Cubas e Pedro Cubas de Cima, surgiram entre o ápice e a decadência da exploração do ouro. Foram os garimpeiros que trouxeram a mão de obra escravizada para trabalhar na região.

Quando o metal acabou, sobrou para os quilombolas a miséria. Além disso, as terras viraram cenários de conflitos com grileiros e fazendeiros.

Descendente do fundador do quilombo Pedro Cubas, Antônio Benedito Jorge afirma que foi preciso lutar para defender os territórios e seguir com as tradições dos ancestrais.

Diante da pobreza e dificuldade de acesso à cidade, Edvina da Silva que é representante da comunidade Pedro Cubas de Cima, foi levada aos 13 anos para São Paulo e retornou para a comunidade após a aposentadoria.

"A roça é vida, é a natureza dando tudo o que ela tem para nós", diz.

Agora, Edvina faz parte de um projeto que está unindo quilombolas e a periferia da capital, gerando renda e acesso à comida de qualidade.

Além disso, participa um projeto de reflorestamento de matas ciliares e áreas degradadas com Oziane Rosa Furquim.

Créditos do "Gente do campo"

Coordenação editorial: Luciana de Oliveira
Edição e finalização: Célio Silva
Narração: Marih Oliveira
Reportagem e roteiro: Anaísa Catucci
Fotografia: Luiz Franco
Coordenação de vídeo: Tatiana Caldas e Mariana Mendicelli
Coordenação de arte: Guilherme Gomes
Direção de arte e ilustrações: Gabs, Vitória Coelho, Luisa Blanco e Wagner Magalhães
Imagens de apoio: Ricardo Barbosa, Globo Rural e Acervo ISA
Motion: Vitória Coelho e Verônica Medeiros
Motorista: Ricardo Barbosa

https://g1.globo.com/economia/agronegocios/agro-de-gente-pra-gente/noti…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.