VOLTAR

General: reserva ameaça soberania

O Globo, O País, p. 9
11 de Abr de 2008

General: reserva ameaça soberania
Comandante militar da Amazônia critica ação do governo em Roraima

Jailton de Carvalho

O comandante militar da Amazônia, general Augusto Heleno, criticou ontem duramente a demarcação em terras contínuas da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima, como determinou o governo. Segundo o general, o território assegurado com exclusividade aos índios ao longo da fronteira do país e outros benefícios previstos em lei podem pôr em risco a integridade e a segurança nacionais. É a primeira vez que o general fala publicamente sobre o assunto, embora esta seja uma posição antiga predominante nas Forças Armadas.
- Preocupa a demarcação em terras contínuas, aliada a outras circunstâncias, como chamar algumas etnias de nações indígenas, bem como o que está escrito na declaração de direitos dos povos indígenas. No meu ponto de vista, isso começa a ser uma ameaça à integridade nacional e à segurança nacional - disse o general.
A demarcação em terras contínuas foi homologada pelo presidente Lula em 2005, depois de uma longa disputa entre índios, líderes religiosos, políticos, empresários e agricultores de Roraima. A Igreja Católica e boa parte dos índios da reserva queriam a demarcação em terras contínuas. Mas políticos, empresários e parte dos índios exigiam a demarcação em ilhas, para manter a exploração econômica em trechos da reserva.

O Globo, 11/04/2008, O País, p. 9

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.