VOLTAR

Gavião Kyikatejê - É o destaque da FIFA, representando o futebol indígena!

Mazzuia mazzuia.com
31 de Jul de 2017

Você conhece o Gavião Kyikatejê? Essa equipe que joga a Divisão de Acesso do Pará foi fundada em 1981 e ganhou destaque por ser o 1otime indígena a jogar o alto rendimento. Inclusive, disputou a elite de seu estado em 2014.

Original da cidade de Bom Jesus do Tocantins, manda suas partidas no Estádio Municipal Zinho de Oliveira, no município de Marabá, onde também fica situada a equipe do Águia.

Conforme a história do Brasil aponta, os índios sofreram muito nos últimos 500 anos, portanto, a criação de um clube tinha o objetivo de descobrir talentos da região e entreter seu povo.

Atualmente, o técnico Primo, responsável por montar a equipe, quis preservar os costumes e cotidianos indígenas e buscou informações com a população local, para que seu cuidado se expandisse aos treinamentos.

A maior dificuldade foi unir o contexto aos treinamentos físicos ou funcionais, mas a adaptação aconteceu para orgulho do time e de seu plantel.

Nos primórdios de sua história, o Gavião Kyikatejê, formava seu elenco todo por indígenas, mas atualmente, opta por uma mescla.

Outra razão que agrega valores é a forma como o clube realiza seus testes, pois diferente das demais agremiações, não existe cobrança de taxa por oportunidades. A ideia é enxergar o futebol como exercício físico, em detrimento a ganhar dinheiro.

Querido por muitos, é comum ver bastante torcida nos jogos como visitante, pois há curiosidades dos paraenses em assistir o desempenho de um time com uma raiz muito rica.

As próximas metas estão entre conseguir a convocação de um jogador local para a seleção do Brasil e voltar para 1ªDivisão Estadual e posteriormente, a Série D do Brasileirão, para isso já está em desenvolvimento as categorias de base do clube.

https://www.youtube.com/watch?v=Uaub_cjSWLo&feature=player_embedded

http://www.mazzuia.com/2017/08/01/gaviao-kyikateje-futebol-indigena/

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.