OESP, Vida, p. A17
29 de Jun de 2010
Gases-estufa estão ligados a consumo de carne e leite
Afra Balazina e Andrea Vialli, Com Agências
A diminuição do consumo de carne e leite em todo o mundo levaria, até 2055, a uma redução de 80% das emissões de gases que agravam o efeito estufa no setor agropecuário. A conclusão é de um estudo divulgado ontem pelo Instituto de Estudos das Mudanças Climáticas de Potsdam, na Alemanha.
O coordenador do estudo, Alexander Popp, afirma que "a carne e o leite podem realmente fazer a diferença". A explicação, segundo ele, é que uma redução no consumo desses itens levaria a uma queda nas emissões de dois dos gases que mais agravam o aquecimento: o metano e o óxido de nitrogênio. Esses gases são lançados na atmosfera durante a fertilização dos campos agrícolas e na produção de ração para alimentar vacas, ovelhas e cabras, entre outros animais.
A emissão na atmosfera de gases poluentes por parte da agropecuária representou, em 2005, 14% das emissões globais. Ao mesmo tempo, a produção de carne e leite aumentou de modo constante nos últimos anos, apontou o estudo.
Segundo especialistas, a melhoria na produtividade da agricultura e pecuária pode ajudar a reduzir as emissões de gases-estufa. O estudo levou em conta dados sobre consumo de carne e leite das famílias e impactos sobre o ambiente da produção.
OESP, 29/06/2010, Vida, p. A17
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100629/not_imp573450,0.php
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.