VOLTAR

Garimpos ilegais no oeste do Mato Grosso são fechados pelo Ibama

EcoDebate - www.ecodebate.com.br
Autor: Nicélio Silva
02 de Abr de 2013

Operação Jungle II, iniciada no dia 12 de março pelo Ibama, com o objetivo principal de coibir desmatamento na região de Pontes e Lacerda (450 quilômetros de Cuiabá), fechou dois garimpos ilegais e apreendeu 1,7 milhão de reais em equipamentos, além de aplicar 732 mil reais em multas.

A fiscalização das áreas de garimpo, na faixa de fronteira com a Bolívia,contou com agentes do Ibama, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

As áreas sofreram embargo e foram apreendidos três caminhões, quatro pás carregadeiras, uma retroescavadeira, diversos geradores, motores estacionários, motores elétricos com moinhos e outros equipamentos utilizados na degradação ambiental.

Os fiscais do Ibama constataram o descumprimento de embargo de um garimpo, que já havia sido autuado em agosto de 2012 e que estava com suas atividades embargadas, e lavraram novos autos de infração para os responsáveis.

Os bens apreendidos pelo Ibama e pela Polícia Federal foram retirados dos autuados e depositados junto às prefeituras dos municípios de Pontes e Lacerda e de Conquista D'Oeste.

Segundo o superintendente do Ibama em Mato Grosso, Marcus Keynes, "as forças federais que atuam no Mato Grosso não darão trégua as crimes ambientais".

http://www.ecodebate.com.br/2013/04/02/garimpos-ilegais-no-oeste-do-mat…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.