VOLTAR

Garimpeiros de Serra Pelada selam acordo

FSP, Brasil, p.A10
10 de Ago de 2004

Brasil profundo
Empresa é dos EUA
Garimpeiros de Serra Pelada selam acordo
Elvira Lobato
Da sucursal do Rio
A disputa entre facções de garimpeiros pelo ouro de Serra Pelada (PA) está perto do fim.
Na semana passada, representantes dos ministérios de Minas e Energia e do Trabalho, do Departamento Nacional da Produção Mineral, da Casa Civil e do Gabinete de Segurança Institucional selaram proposta de paz entre sindicato e cooperativa.
O acerto é decisivo para que a cooperativa ponha em prática o contrato para a exploração industrial de Serra Pelada em sociedade com a empresa norte-americana Phoenix Gems, assinado em junho. Estimativas indicam que há pelo menos 27 toneladas de ouro nos rejeitos (montes de terra).
Pelo acordo intermediado pelo governo, a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp) vai reintegrar 33 mil garimpeiros que participaram de sua fundação, em 84.
No contrato com a Coomigasp, a Phoenix Gems prometeu repassar US$ 240 milhões aos garimpeiros assim que a cooperativa receber do governo os direitos minerários sobre Serra Pelada. Desse total, US$ 200 milhões serão doados, e o restante, emprestado.
O contrato estabelece que os garimpeiros terão, além da doação, 40% da produção da Phoenix na área garimpeira.
Na reunião, ficou acertado o prazo de 60 dias (até 10 de setembro) para a reintegração dos garimpeiros. Cumprida essa etapa, o governo compromete-se a expedir o alvará de pesquisa e a permissão de lavra à cooperativa.

FSP, 10/08/2004, p. A10

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.