VOLTAR

Futuro da Amazônia estará em foco das discussões da semana do clima de Nova York

OESP - https://sustentabilidade.estadao.com.br/blogs/ambiente
19 de Set de 2019

Futuro da Amazônia estará em foco das discussões da semana do clima de Nova York
Pelo menos três grandes eventos na cidade terão a região como tema, nas vésperas da Cúpula do Clima da ONU, no dia 23

Giovana Girardi
19 de setembro de 2019 | 15h28

Os caminhos para um desenvolvimento sustentável da Amazônia, que ganhou atenção mundial nas últimas semanas após a escalada de desmatamento e das queimadas, serão um dos destaques da semana de discussões sobre mudanças climáticas que começa a partir desta sexta-feira, 20, Nova York.

Pelo menos três grandes eventos na cidade terão a região como tema, nas vésperas da Cúpula do Clima da ONU, no dia 23. Por falta de se dispor a apresentar informações sobre aumento da ambição de seus compromissos para o combate ao aquecimento global, o Brasil não vai discursar no evento. Mas os eventos paralelos trarão essa visão dentro de uma tentativa de discutir para onde é possível caminhar de modo a proteger a floresta, mas também trazer desenvolvimento local.

No sábado, 21, ocorre a reunião Amazônia Além da Crise, que vai reunir líderes indígenas, empresários do agronegócio, cientistas e ambientalistas para pensar ações imediatas e de longo prazo para prevenir o desmatamento e incêndios, bem como proteger e promover os direitos humanos da população local.

Conversando com líderes indígenas estarão o presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Marcello Brito, o diretor executivo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e da Coalizão Brasil, Clima, Florestas e Agricultura, André Guimarães, o cientista Carlos Nobre, pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da USP, entre outros.

No domingo, 22, os três integram um grupo que lança Um Diálogo para a Amazônia Possível, que tem como objetivo estabelecer uma agenda pelo desenvolvimento sustentável da floresta. Estarão presentes também a gerente do programa de Mudanças Climáticas do Instituto Arapyaú, Renata Piazzon; a CEO do The B Team, Halla Tómasdóttir; a diretora global de Sustentabilidade da Natura, Denise Hills; e o cineasta Fernando Meirelles, responsável pela produção do vídeo Amazônia Possível, além do empresário Guilherme Leal, integrante do Conselho do Pacto Global da ONU.

Neste evento, será lançado o vídeo dirigido por Meirelles, com fotos de Sebastião Salgado e narração da atriz Maria Fernanda Cândido.

Na terça, 23, será realizado o evento Brasil e o Futuro da Floresta, com Marina Silva, a deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP), a deputada estadual de SP Marina Helou (Rede), Brenda Brito, do Imazon, a especialista em política climática Natalie Unterstell, entre outros.

https://sustentabilidade.estadao.com.br/blogs/ambiente-se/futuro-da-ama…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.