VOLTAR

Futura ministra diz que comando da Funai deve ser decidido só após posse

O Globo https://oglobo.globo.com
Autor: Daniel Gullino e Eduardo Bresciani
13 de Dez de 2018

A futura ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, afirmou nesta quarta-feira que deve decidir somente depois da posse o comando da Fundação Nacional do Índio (Funai). Ela pretende visitar a instituição nos próximos dias e afirma que as modificações por lá serão "lentas e graduais".

- A Funai a gente vai lidar de uma forma diferente, a gente vai lidar com mais calma. A Funai vai ser recebida como está. E se tiver que fazer modificações na Funai serão lentas e graduais. Estamos lidando com um assunto, como eu sempre falo, a Funai é minha pérola, está no meu coração. Vou lidar sem essa pressa. Porque aqui é tudo muito instantâneo, muito louco, quero tratar a Funai com muito carinho - disse a futura ministra.

Ela não descartou até a possibilidade de manter no cargo o atual presidente, Wallace Moreira Bastos. Damares diz que pretende ver o trabalho dele antes de se decidir. Indicado em abril pelo presidente Michel Temer, Wallace chegou à função com apoio da bancada ruralista.

- Me parece que o atual presidente é uma pessoa muito sensata, o Wallace. Me parece uma pessoa muito centrada. Então eu acho que vai dar para fazer uma transição legal, conhecer um pouco sobre o trabalho do Wallace também - afirmou a futura ministra.

Damares diz que pretende anunciar os titulares das demais secretarias de sua pasta de uma única vez e ainda não revelou quem deverá compor o seu time. Somente a Funai ficaria para ser decidida depois, por ser uma área nova que chega a sua pasta. Atualmente, a instituição está subordinada ao Ministério da Justiça.

https://oglobo.globo.com/sociedade/futura-ministra-diz-que-comando-da-f…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.