VOLTAR

Furg acolhe novos acadêmicos indígenas

Jornal Agora - http://www.jornalagora.com.br/
23 de Jan de 2012

Estabelecer vínculos entre a universidade e os acadêmicos indígenas. Com esse intuito a Furg realiza pela primeira vez o Curso de Integração ao Ensino Superior e Revisão de Conteúdos do Ensino Médio, que se estenderá por todo o primeiro semestre valorizando a diversidade étnica e cultural. O curso é realizado pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), que já possui um programa nessa área em parceria com a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e de Extensão e Cultura (Proexc).

Dos cinco indígenas aprovados no Processo Seletivo 2012 Específico para Ingresso de Estudantes Indígenas, quatro efetuaram matrícula e estão sendo beneficiados com a iniciativa. Os alunos são descendentes das etnias Pankará, Kaingang e Guarani e em março começam a cursar Medicina, Enfermagem, Psicologia e História.

As atividades do curso iniciaram-se com a semana de acolhida aos novos acadêmicos de origem indígena, realizada entre os dias 16 e 20 de janeiro, e seguem até o mês de junho, mediadas pelos acadêmicos que integram o Programa de Auxílio aos Ensinos Técnico e Superior da Furg - Paiets, Sub Programa Paiets Indígena: Novas Conexões de Saberes.

Segundo a coordenador do Paiets, prof. dr. Vilmar Alves Pereira, as ações cumprem com o papel social da universidade, ao almejar o acesso e a permanência dos estudantes indígenas na Furg, evitando a evasão dos mesmos. "A acolhida promoveu a familiaridade com a instituição, o conhecimento dos cursos e saídas aos campi, apresentações culturais e experiências que já existem e possuem êxito na universidade", salienta. Para o coordenador, essa convivência inicial proporcionou a motivação e a integração dos estudantes, que tiveram a oportunidade de fazer relatos sobre suas trajetórias de vida.

Pereira explica que a proposta, vinculada a educação popular, contribuirá com práticas educativas em diferentes campos do saber, auxiliando na motivação e na construção de conhecimento significativo a partir da cultura e da identidade destes sujeitos. "Desse modo, compreendemos que as práticas educativas e a socialização entre as diferentes culturas proporcionará a todos novas aprendizagens".

http://www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?e=1&n=2…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.