VOLTAR

Fundo Amazônia pode perder recursos doados pela Alemanha

O Globo - https://oglobo.globo.com/sociedade/
27 de Mai de 2019

Fundo Amazônia pode perder recursos doados pela Alemanha

Governo alemão ficou descontente com manifestação de ministro brasileiro de alterar Fundo sem comunicar países que o sustentam

Patrik Camporez
27/05/2019 - 17:22 / Atualizado em 27/05/2019 - 17:31

BRASÍLIA - O principal fundo de proteção da Floresta Amazônica corre o risco de perder um dos seus principais financiadores, o governo da Alemanha. Na tarde desta segunda-feira, a embaixada alemã em Brasília informou que caberá ao Ministério do Meio Ambiente do país decidir sobre a permanência ou não no Fundo, o que deve acontecer em breve. O governo alemão ficou descontente com a manifestação do ministro do Meio Ambiente do Brasil, Ricardo Salles, no sentido de alterar o Fundo Amazônia sem comunicar os países que o sustentam.
A embaixada afirmou que "cancelar o fundo teoricamente é uma opção, mas não é a opção desejada". A saída do Fundo deverá acontecer se o ministério do Meio Ambiente passar a usar o dinheiro aplicado por países estrangeiros em outra finalidade que não seja a preservação "objetiva" da Floresta.
Nesta segunda-feira, os embaixadores da Noruega e Alemanha se reuniram com os ministros Ricardo Salles e Santos Cruz (Secretaria de Governo) para tratar do assunto.
Na saída, o embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, disse apenas que a reunião teve bastante dialogo e que esse diálogo vai continuar numa segunda reunião marcada para a próxima semana.
- Vamos continuar a falar com o governo brasileiro. Vamos ver qual resultado vai ser. Mas não temos resultado ainda.
O governo federal quer usar o Fundo Amazônia, criado com doações da Noruega e da Alemanha, para pagar indenizações por desapropriações de terra em áreas protegidas.
O Fundo Amazônia foi criado em 2008 para receber doações destinadas a ações de conservação e combate ao desmatamento na floresta. É formado por dinheiro doado pela Noruega, principal financiador, e pela Alemanha. O fundo tem R$ 3,4 bilhões e é administrado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

https://oglobo.globo.com/sociedade/fundo-da-amazonia-pode-perder-recurs…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.