VOLTAR

A Fundação Nacional do Índio (Funai) presta os seguintes esclarecimentos a respeito da exoneração do indigenista Sydney Possuelo, conforme consta de portaria publicada hoje, pelo Ministério da Justiça, no Diário Oficial da União:

Funai-Brasília-DF
23 de Jan de 2006

1) Recentemente, crescia a incompatibilidade de Sydney Possuelo com outros sertanistas da Funai que trabalham com povos indígenas isolados. Servidor aposentado da Funai, Possuelo ocupava um cargo de confiança (DAS 101.4) na Coordenação-Geral de Índios Isolados.
2) Embora a Funai reconheça os méritos de Possuelo, o incremento da expansão da sociedade envolvente em torno de áreas habitadas por índios isolados requer uma atitude de união e esforço concentrado, com a participação efetiva de todos sertanistas e antropólogos da Funai, além de estudiosos da questão indígena brasileira.
3) É com esse espírito de equipe que a Funai irá criar o Conselho dos Povos Indígenas Isolados e Recém-contatados, composto por um quadro de profissionais de reconhecida competência, para melhor assessoramento na definição de uma política condizente com a necessidade atual desses povos.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.