VOLTAR

Fundação Florestal participa do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias no Litoral Norte

FF - http://www.fflorestal.sp.gov.br
15 de Set de 2011

A Fundação Florestal, por meio das Unidades de Conservação situadas no Litoral Norte de São Paulo, participará da edição 2011 do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias em atividades diversas. O evento acontece anualmente no terceiro final de semana de setembro e reune voluntários mais de 120 países, com o objetivo de diminuir a poluição e a quantidade de lixo tanto nas águas, quanto nas margens de rios e nas praias. No Brasil, o Clean Up Day é realizado desde 1993.

Você também pode participar deste movimento, aderindo às atividades da sua cidade, seja com a Fundação Florestal, ONGs ambientais ou individualmente. Para participar das atividades promovidas pela Fundação Florestal, basta estar no local e hora marcada para cada Unidade de Conservação.

PESM - Núcleo Picinguaba - Ubatuba O Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) - Núcleo Picinguaba fará uma parceria com pescadores da Vila Picinguaba, com os maricultores do cultivo de vieiras e alunos da escola do bairro, para fazer a limpeza desta bela praia da região norte. Após, o grupo segue para a Praia da Fazenda, onde será realizada a limpeza do mangue do Rio Fazenda. Por ser considerado o berçário do mar, o mangue também merecerá cuidado neste dia. Para o início da temporada, o mesmo grupo pretende fazer nova limpeza e confeccionar lixeiras e cinzeiros para a Praia Vila de Picinguaba.

Parque Estadual da Ilha Anchieta O Parque Estadual da Ilha Anchieta também participará do Clean Up Day, promovendo um passeio de escuna com alunos e professores de escolas municipais. O ponto de encontro é o Píer Saco da Ribeira, às 8h. A maior das oito praias da Ilha, chamada Praia das Palmas, foi a escolhida para receber a atividade. Apesar da campanha de conscientização dentro do Parque ser expressiva no sentido de destinar corretamente o lixo, muitos resíduos são trazidos pelas correntes marítimas às praias da Ilha. Após a coleta, será feita uma contagem do lixo recolhido e uma palestra sobre o tempo de decomposição de cada material e seus danos ao meio ambiente. Serão distribuídos brindes para o grupo que pegar mais lixo e para o lixo mais inusitado.

PESM - Núcleo São Sebastião
Já no PESM - Núcleo São Sebastião, a atividade será em parceria com o Colégio Objetivo, nos dias 24 e 25. No primeiro dia, o grupo passará pelas praias do Porto Grande, Arrastão e Praia Deserta. No dia 25, será a vez da Praia de Boiçucanga. Além da limpeza, será realizada uma palestra sobre os malefícios que o lixo traz para o ecossistema marinho. A expectativa é reunir cerca de 300 pessoas nos dois dias, entre alunos, professores e funcionários do PESM - Núcleo São Sebastião.

Pesm Núcleo Caraguatatuba
O PESM - Núcleo Caraguatatuba Mar realizará uma ação em prol do Rio Santo Antônio, que fica próximo à sua sede. O evento envolverá a população do bairro Rio do Ouro, que faz parte da zona de amortecimento do Parque e também servirá como comemoração ao Dia da Árvore, celebrado no dia 21. Além da limpeza das margens do rio, será feito um plantio de mudas nativas no entorno do rio. O objetivo é envolver e conscientizar a comunidade da importância de se preservar o local onde vivem, melhorando assim a qualidade de vida e contribuindo para a melhora do rio formador da segunda maior bacia de Caraguatatuba.

Na ocasião, também será feito o plantio de mudas de Jequitibás na trilha do parque que leva o nome desta árvore por um dia ter tido um grande exemplar de jequitibá. Na língua tupi guarani, jequitibá significa "gigante da floresta" e pode chegar até 60 metros de altura, figurando entre as maiores árvores do Brasil. Devido a uma grande chuva ocorrida no início da década de 90, o Jequitibá caiu, deixando a trilha sem a árvore que a batizou. No dia 17, serão plantadas quatro mudas de Jequitibás em seu percurso para comemoração do dia da árvore e para que as futuras gerações possam contemplar a beleza desse "gigante".

O evento tem início às 9h, com concentração na sede do Parque e contará com a participação da EMEF Bernardo Ferreira Louzada, EMEF Aida de Almeida Castro Grazioli, Comunidade Católica Divina Providência, C.A.G (Grupo de Auxílio Civil de Caraguatatuba), Curso de Guia Florestal e comunidade de entorno. O Parque convida a todos a comparecerem a esse evento de suma importância para o rio Santo Antônio que sofre com a poluição e retirada de sua mata ciliar sendo uma das bacias mais críticas do Litoral Norte.

http://www.fflorestal.sp.gov.br/noticias2.php?id=253

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.