VOLTAR

FUNDAÇÃO FLORESTAL PARTICIPA DA VIRADA INCLUSIVA

Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente - https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/
Autor: Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente
26 de nov de 2019

FUNDAÇÃO FLORESTAL PARTICIPA DA VIRADA INCLUSIVA

Parques estaduais Jaraguá, Carlos Botelho e Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual Serra do Mar terão programação especial com trilhas sensoriais, palestras e dinâmicas ecológicas
A Fundação Florestal organizou uma série de atividades na capital e também no Parque Estadual Serra do Mar - Núcleo Caraguatatuba, Parque Estadual Jaraguá e Parque Estadual Carlos Botelho.

A Virada Inclusiva, evento que tem por objetivo mobilizar os direitos culturais das pessoas com deficiência, completa uma década e ganha do Governo do Estado de São Paulo uma série de atividades especiais, entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro, nos parques estaduais Jaraguá, Carlos Botelho e Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual Serra do Mar.

Trilhas sensoriais, palestras e dinâmicas ecológicas estão entre as vivências que serão oferecidas nas três unidades de conservação geridas pela Fundação Florestal, entidade vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA).

Idealizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), a Virada marca o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro. A data, portanto, marca um movimento contínuo de ressignificação da sociedade e de mudança de paradigma nas relações sociais e interação com o meio ambiente.

A coordenação da Virada Inclusiva 2019 programou inúmeras atividades culturais, esportivas e de recreação nas ruas, praças, parques, museus, teatros, salas, centro culturais, bibliotecas, metrô e demais espaços coletivos, públicos e privados, na capital e outros municípios do estado.

Confira a programação:

Parque Estadual Jaraguá
Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539 - Vila Chica Luísa, São Paulo
29/11- sexta-feira, das 9h30 às 16h
30/11- sábado, das 9h30 às 16h
1/12 - domingo, das 9h30 às 16h

O local preparou atividades de sensibilização e integração, ecobrinquedos e ecojogos. O início do evento será marcado com uma palestra de apresentação da unidade de conservação e orientações para as atividades.

Após a palestra, os participantes serão conduzidos para a Trilha do Silêncio, principal espaço do parque que promove a inclusão de pessoas com deficiência. Na trilha, terão a oportunidade de apreciar a paisagem típica de Mata Atlântica e observar fauna e flora deste bioma. Ao término do passeio, serão disponibilizados brinquedos e jogos da Ecobrinquedoteca elaborados especialmente para a ocasião.

A última parada é um passeio no Pico do Jaraguá e mirantes.

ATIVIDADES
10h: Palestra (Auditório)
10h30: Trilha do Silêncio (Entrada da Trilha)
11h30: Ecobrinquedoteca P3 (em frente ao casarão)
12h30: Piquenique P3 (em frente ao casarão)
14h: Visita ao Pico do Jaraguá (mirante)
Deverá ser utilizado transporte próprio

Parque Estadual Carlos Botelho
Rodovia SP 139, Km 78,5 - Bairro Abaitinga - São Miguel Arcanjo
Dia 29/11- sexta-feira, das 9h às 14h
Dia 30/11- sábado, das 9h às 14h

Palestra sobre o Meio Ambiente e sua importância na integração com a sociedade marca o início da Virada Inclusiva no parque.
Na sequência, será inaugurada a Área de Reflorestamento da APAE de São Miguel Arcanjo, onde haverá plantio de mudas com a identificação de cada aluno. A proposta é que os estudantes da APAE retornem periodicamente ao local para cuidar de sua muda e plantem outras. A iniciativa faz parte do projeto Corredor da Biodiversidade do Rio Taquaral.

Após o plantio, os alunos percorrerão a Trilha das Bromélias e poderão contemplar as plantas ao longo do caminho acessível suspenso.

O passeio terminará com banho no Rio Taquaral. As secretarias de Meio Ambiente e de Turismo de São Miguel Arcanjo são parceiras do evento.

ATIVIDADES
9h: Recepção
9h30: Palestra "Educação Ambiental" (Centro de Visitantes)
10h30: Inauguração da Área de Reflorestamento da APAE-SMA
10h45: Plantio de mudas com os alunos da APAE (as mudas serão individualizadas)
11h30: Trilha das Bromélias (trilha acessível suspensa no PE Carlos Botelho)
12h30: Remanso Bica e Rio Taquaral (banho de rio no Rio Taquaral)
13h: Lanche e atividades livres
14h: Fim das atividades

Parque Estadual Serra do Mar - Núcleo Caraguatatuba
Rua do Horto Florestal, 1200 - Bairro Rio do Ouro - Caraguatatuba
Dia 29/11- sexta-feira, a partir das 9h
Dia 30/11 - sábado, a partir das 9h

Após palestra de apresentação do Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual Serra do Mar, os participantes vão percorrer as trilhas das Palmeiras e a de Surpresas, onde haverá atividades de educação ambiental com abordagem de conceitos de camuflagem e adaptação, favorecendo a percepção visual e a atenção.

O sábado é dia de observação de aves, que consiste em percorrer a trilha em busca de pássaros por observação direta, com auxílio de binóculos ou ouvindo seus cantos.

Os monitores auxiliarão na identificação da ave, estimulando o participante a observar cores, sons, formato de patas e bicos, associando-os ao ambiente em que vivem.

https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/fundacaoflorestal/2019…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.