VOLTAR

Fundação Cultural Palmares certifica comunidades quilombolas de Goiás

Fundação Cultural Palmares - http://www.palmares.gov.br
Autor: Wallison Braga
07 de dez de 2018

Fundação Cultural Palmares certifica comunidades quilombolas de Goiás
07/12/2018

Walisson Braga

Na última quinta feira (06) o presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP) Erivaldo Oliveira, recebeu quilombolas do estado de Goiás, na sede da Fundação, em Brasília. Estiveram presentes as Comunidades Mocambo, do município de Santa Cruz, Olhos da Água - Posses e Santa Bárbara - Pirenópolis. O encontro foi realizado para a entrega das certificações das referidas comunidades.

Goiás era o estado brasileiro que menos tinha comunidades certificadas e, com o trabalho conjunto da FCP, do Governo do Estado de Goiás e da Secretaria de Direitos Humanos, foram certificadas mais de 30 comunidades neste ano. O § 4o do art. 3o do Decreto no 4.887, de 20 de novembro de 2003, reserva à Fundação Cultural Palmares (FCP) a competência pela emissão de certidão às comunidades quilombolas e sua inscrição em cadastro geral.

"Nós realizamos um trabalho grandioso neste ano, visitamos várias comunidades quilombolas, ampliamos o número de cestas básicas e apresentamos o projeto Bolsa Permanência, pois uma vez certificada, a comunidade passa a ter acesso e conhecimento das políticas públicas que têm direito", relata o presidente Erivaldo Oliveira.

Acredita-se que a certificação das comunidades é uma certidão de nascimento, pois a partir desta os quilombos saem da invisibilidade social, tonando-se protagonistas da história brasileira.

http://www.palmares.gov.br/?p=52667

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.