VOLTAR

Funcionários do governo deixam área caiapó

O Estado de São Paulo (São Paulo-SP)
Autor: Sandra Sato e Carlos Mendes
29 de Set de 2000

Os funcionários da Funai, do Ibama e da Polícia Federal, que estavam retidos pelos Kayapó, em uma terra indígena no Sul do Pará, foram libertados.A equipe fazia parte da Operação Xingu, responsável por fiscalizar a retirada ilegal de madeira de lei, dentro de terra indígena.

Não ficou claro se os funcionários foram feitos de reféns ou se outros impedimentos (como o tempo chuvoso) inviabilizaram a retirada do grupo antes. O administrador da Funai em Redenção disse que os indígenas receberam do governo a verba arrecadada com um leilão de mogno extraído ilegalmente de suas terras, em 1996, e em troca libertaram os funcionários. O presidente da Funai nega que tenha havido sequestro e diz que os indígenas apoiam a Operação Xingu.

Diversas madeireiras de São Felix do Xingu foram processadas por possuírem madeira extraída da floresta indígena e tiveram as madeiras confiscadas.

O Ibama decidiu suspender o fornecimento de Autorizações de Transporte de Produtos Florestais no Pará, Mato Grosso, Acre, Rondônia e Amazonas para carregamentos de mogno.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.