VOLTAR

Funcionários de usina nuclear foram contaminados

OESP, Vida, p. A16
27 de Mai de 2009

Funcionários de usina nuclear foram contaminados

Talita Figueiredo, RIO

Seis funcionários da usina nuclear Angra 2 foram expostos a material radioativo e três apresentaram contaminação no último dia 15 durante a descontaminação de uma peça que teve contato com o reator da unidade. Todos passam bem, segundo a Eletronuclear. O secretário de Defesa Civil de Angra dos Reis, Lucas Jordão Filho, disse que a prefeitura acompanhou as ações e que foi tranquilizada pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

Segundo a empresa, o técnico responsável pela descontaminação do equipamento esqueceu de fechar a porta da sala e de ligar o exaustor que carrega as partículas contaminadas para um local apropriado. Quando a limpeza da peça começou, partículas de material radioativo se espalharam no ambiente.

Equipamentos que monitoram radiação detectaram a contaminação e dois alarmes foram acionados. Das seis pessoas que estavam perto do local, três apresentaram pontos de contaminação na pele, em níveis baixos.

OESP, 27/05/2009, Vida, p. A16

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.