VOLTAR

Funcionários de Belo Monte são reféns de índios

OESP, Economia, p.B6
15 de Mar de 2016

Funcionários de Belo Monte são reféns de índios

Três funcionários da concessionária Norte Energia - responsável pela construção da Hidrelétrica de Belo Monte (PA) - e um piloto de barco estão sendo mantidos reféns, desde quinta-feira, pelos índios da aldeia Kuruatxe, da etnia Kuruaya. Segundo a Fundação Nacional do Índio(Funai), um dos principais motivos para o sequestro dos trabalhadores é a insatisfação com a falta de água na comunidade após a derrocada de um poço artesiano construído pela empresa. Além disso, a aldeia, de 50 habitantes, reclama da demora na reconstrução de moradias, conforme o previsto nas condicionantes para a construção da hidrelétrica. Uma escola e uma unidade de saúde estão previstas no projeto.
A Norte Energia explicou que as obras ainda não foram iniciadas por que o rio estava com o nível de água baixo, o que inviabilizava o transporte de máquinas até a aldeia, distante mais de 400 quilômetros da hidrelétrica.

OESP, 15/03/2016, Economia, p.B6

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.