VOLTAR

FUNASA/MS e Unicef discutem direitos das crianças indígenas

Dourados News - http://www.douradosnews.com.br/
12 de Nov de 2010

A Fundação Nacional de Saúde de Mato Grosso do Sul em pareceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Escola de Conselhos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) realizam através do Programa Conjunto de Segurança Alimentar e Nutrição - MDG Fund (Fundo Espanhol que atua nas aldeias indígenas de Dourados na redução da desnutrição infantil), a Oficina "Troca de Saberes". O objetivo da reunião é fortalecer a questão dos direitos e cuidados com a criança indígena. A oficina está sendo realizada em Dourados-MS na Aldeia Bororó durante o mês de novembro.

Participam do projeto a comunidade indígena, lideranças, Agentes Indígenas de Saúde (AIS), a nutricionista da FUNASA Sheila Gomes do Prado e a psicóloga da Escola de Conselhos da UFMS e coordenadora das palestras Eliane Acosta. No total, 30 pessoas farão parte dos trabalhos.

De acordo com a psicóloga Eliane, "este evento de caráter participativo contribui para que a comunidade se expresse de forma mais ampla, expondo suas duvidas e tenha uma relação mais próxima com as equipes de saúde e de apoio aos direitos indígenas", ressalta a psicóloga.

Durante a programação serão apresentados temas como organização social e política da comunidade, importância e competência da família no cuidado com a criança, papel do agente indígena de saúde, das parteiras, pajés e rezadores no acompanhamento do desenvolvimento da criança indígena e troca de saberes sobre o pré-natal e pós-parto. Além desses temas, assuntos como direitos e cuidados no primeiro mês de vida, do segundo ao décimo segundo mês, de um a três anos e de quatro a seis anos, serão destacados. Os cuidados durante a primeira infância como, acompanhamento antes do parto, alimentação, vacinas, higiene, o brincar e a interação com os adultos responsáveis também serão discutidos.

O superintendente estadual da Funasa de Mato Grosso do Sul, Flavio Britto, ressalta a importância da oficina participativa: "A Funasa vem desenvolvendo um trabalho de atenção básica à saúde de crianças indígenas em todo o Estado, visando o bem-estar desde o nascimento e desenvolvimento saudável. A aproximação da comunidade com as Equipes Multidisciplinares de Saúde resulta no melhor atendimento à população indígena de MS", afirma Britto.

http://www.douradosnews.com.br/leitura.php?id=23947&anoMat=2010

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.