VOLTAR

Funasa vacina índios contra febre amarela em Dourados

Dourados News
15 de Jan de 2008

Além da população das áreas urbanas, o Ministério da Saúde também está reforçando a vacinação contra febre amarela entre a população indígena. Segundo a Funasa (Fundação Nacional da Saúde), a medida é necessária já que grande parte das aldeias indígenas está localizada em áreas próximas a matas, portanto, mais propensas à contaminação pela febre amarela silvestre. O coordenador regional da Funasa em Mato Grosso do Sul, Flávio Brito Neto, disse que a vacinação é feita rotineiramente dentro das atividades da fundação, mas já houve intensificação da vacinação. A maior preocupação, segundo ele, é a chamada população ativa (homens), que têm cobertura vacinal de apenas 55%. "Muitos homens se deslocam para trabalhar nas usinas e ficam de fora das campanhas de vacinação, feitas pelas equipes de saúde",afirma. Entre mulheres em idade fértil, o índice ultrapassa 80%. Entre crianças, a cobertura vacinal é de pelo menos 98/%, segundo a Funasa.

A população indígena é de 74 mil pessoas em todo o MS. Flávio Brito explica que a vacinação já foi intensificada nos 13 pólos e 71 postos de saúde da Funasa espalhados por todo o Estado. Em Dourados, somente na aldeia Jaguapiru, até o início da tarde de ontem, 150 pessoas haviam sido vacinadas, entre crianças e adultos. A vacina está disponível nos quatro postos de saúde na reserva indígena de Dourados.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.