VOLTAR

Funasa será parceria da USP em pesquisa de saúde yanomami

Folha Web - http://www.folhabv.com.br/
25 de Ago de 2010

A Coordenação Regional de Roraima (Core/RR) da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) será parceira da Universidade de São Paulo (USP) num projeto piloto e exclusivo para etnia yanomami que pretende mapear as doenças destes povos.

O primeiro passo desse projeto foi dado na manhã de ontem em reunião na sede da Funasa com a coordenadora adjunta da Core/RR, Noélia Silva, o professor doutor do Departamento de Reumatologia, Percival Sampaio responsável pela elaboração do projeto, médico Liszt Jonney chefe do Departamento de Reumatologia do Hospital Coronel Mota, Antônio Pereira chefe adjunto do Distrito Yanomami, Irmã Auristela diretora da Casa de Saúde do Índio e técnicas do serviço social da Funasa.

Segundo o professor Percival Sampaio, é importante mapear as doenças reumáticas da população indígena. "A partir dessa idéia é que estamos em Boa Vista conversando com as autoridades estaduais e federais que atuam na saúde e em especial com os indígenas, para que possamos fazer um projeto de avaliação real de com estão evoluindo as alterações reumatológicas, quais são as necessidades vividas e como podemos mapear essas doenças de maneira ética e útil a essa população", afirmou.

O trabalho vai envolver a aplicação do questionário internacional COPYCORD, que trata sobre as inflamações nas articulações, limitando as atividades do dia-a-dia.
Sampaio explicou que de inicio o projeto prevê um mapeamento de pelo menos 1.500 indigenas da etnia yanomami. "Para isso estamos buscando os parceiros e a partir do próximo ano esperamos colocar em prática o programa de avaliação de doenças auto-imunes e avaliação de massa óssea dos indígenas", disse.

A coordenadora da Funasa, Noélia Silva, elogiou o programa e a iniciativa da USP e se colocou a disposição como parceira do projeto. "A Funasa detêm o conhecimento e a logística de trabalho com os indígenas e em especial os yanomami que serão os povos submetidos a este estudo e nós colocamos a disposição para colaborar no que for preciso, principalmente em logística, desde que nos seja comunicado com antecedência", disse.

Os trâmites legais junto aos órgãos ligados ao índio estão a cargo do Departamento Jurídico da USP. Em Roraima, a articulação está sendo feita pelo Departamento de Reumatologia do Hospital Coronel Mota, que tem a frente o médico Liszt Jonney.

Aproveitando sua estada em Roraima, Percival Sampaio conheceu a Casa de Saúde do Índio de Roraima (Casai/RR), onde teve encontro com conselheiros de saúde yanomami na tarde desta quarta-feira (25).

http://www.folhabv.com.br/noticia.php?id=93192

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.