VOLTAR

Funasa reúne conselho indígena Yanomami para discutir saúde

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/fbv/Noticia_Impressa.php?id=56174
16 de Fev de 2009

A Coordenação Regional de Roraima (Core/RR), da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), inicia hoje a XI reunião do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami e Yekuana (Dsei Y). O evento acontecerá até a quarta-feira, dia 18, no auditório do Eco Parque, Município de Alto Alegre, iniciando sempre às 8h e terminando às 18 horas, com intervalo para almoço.

Estarão participando do evento o coordenador da Funasa/RR, Marcelo Lopes, os conselheiros distritais de saúde Yanomami, representantes do Departamento de Saúde Indígena (Desai), líderes indígenas, chefes do Dsei Y e representantes de entidades governamentais e de Organizações Não Governamentais (ONGs) que atuam na prestação de serviços à saúde indígena.

Para o encontro foram convocados os 92 conselheiros e seus respectivos suplentes, sendo 46 representantes de comunidades indígenas e 46 não-indígenas representando a Funasa, Funai, ONGs que prestam serviço de saúde indígena, secretarias e conselhos municipais e estaduais de saúde, ETSUS, 7o BIS e associações indígenas Hutukara, Opir, CIR, dentre outras.

Na abertura, marcada para às 8h de segunda-feira, a mesa será formada pelo coordenador regional da Funasa em Roraima, Marcelo Lopes; chefe do Dsei Y, Joana Claudete Shuertz; o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi), João Davi Maraxi; e o líder Yanomami Davi Kopenaua.

Na sequência será feita a apresentação do Distrito Yanomami e início das falas dos respectivos conselheiros. Na terça-feira, haverá a apresentação do Comitê Yanomami, formado recentemente, e apresentação das conveniadas Secoya (Serviço de Cooperação aos Povos Yanomami) e Diocese e da parceira Meva (Missão Evangélica). Na sequência inicia a discussão sobre saúde indígena.

Na quarta-feira, dia 18, serão debatidas as soluções das discussões de saúde indígena e as metas para este ano.

CAPACITAÇÃO - Neste domingo, a Funasa/RR encerou a Oficina de Capacitação dos Conselheiros Distritais de Saúde Indígena (Condisi).

O evento aconteceu de 9 a 15 e reuniu os conselheiros distritais para debater e mostrar a compreensão do papel do conselheiro distrital de saúde, identificação dos principais problemas de saúde e definir as principais causas de agravos na saúde e de identificar os responsáveis pela solução dos problemas.

Também foram discutidos e debatidos a organização e serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), a conquista do subsistema de saúde indígena e a importância do Controle Social e sua função na sociedade indígena.

"Com a capacitação os conselheiros de saúde Yanomami aprenderam quais seus direitos e deveres na construção de uma prestação de serviços de saúde de melhor qualidade sem ter que ter a interferência de terceiros. Durante uma semana discutimos as leis que tratam da saúde indígena e tudo foi traduzido para a língua yanomami. Isso mostra que a coordenação da Funasa em Roraima tem compromisso com a saúde indígena", disse o coordenador Marcelo Lopes.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.