VOLTAR

Funasa reforça apoio na área indígena yanomami

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
04 de Nov de 2005

Ionilson Sampaio: Em breve novas unidades de saúde serão construídas para atender melhor os indígenas
Depois de uma visita de dois dias nas áreas do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami e Ye\\\'kuana (DSEI-Y) no Amazonas, a Coordenação Regional da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) de Roraima conseguiu obter um reforço para o apoio das ações naquela área, hoje atendida pelas conveniadas: Serviço e Cooperação com o Povo Yanomami (Secoya) e Instituto Brasileiro pelo Desenvolvimento Sanitário (IBDS), que vêm desenvolvendo um amplo trabalho de reforço no controle da malária.
Apesar da área estar situada na região do Amazonas, os 4.092 indígenas são atendidos pela Coordenação Regional da Funasa de Roraima. A visita foi realizada neste último fim de semana, entre os dias 28 e 29 de outubro. Com isso, o coordenador Ionilson Sampaio identificou algumas dificuldades operacionais no deslocamento das equipes de saúde, permitindo com que o índice de malária aumentasse na região entre os indígenas.
Segundo Sampaio, durante a reunião que foi realizada com a coordenação da Funasa no Amazonas foi acordado que o apoio às equipes de saúde das conveniadas aumentasse.
\\\"O coordenador do Amazonas, Francisco Ayres, se prontificou em apoiar os nossos agentes para prestar um melhor atendimento. A área é de difícil acesso, devido à mata e também à distância de uma comunidade para outra. O acesso às comunidades é fluvial e com muitas horas de caminhada\\\", destacou.
Sampaio informou ainda que o possível surto de malária foi controlado e mais duas equipes do DSEI-Y de Roraima foram encaminhadas para auxiliar as equipes de saúde das conveniadas \\\"Para controlar a doença, um especialista da Fundação seguirá para a área e ficará durante seis meses prestando assistência aos indígenas\\\", explicou.
As localidades indígenas do Surumu, Abuta, Catrimani, Paapiú, Baixo Mucajaí, Uraricoera e Waikás também receberam a visita do coordenador, que anunciou que essas localidades irão receber novos postos de saúde.
\\\"Em breve unidades de saúde serão construídas para atender melhor os indígenas. Com os postos os agentes poderão atuar de forma mais presente e controlar a endemias. Iremos oferecer um melhor apoio para as equipes, assim prestar a melhorar a assistência à saúde indígena\\\", disse.
Cada Equipe de Saúde das conveniadas são formados por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagens, odontólogo, Agente Indígena de Saúde (AIS) e Guarda de Endemias.
DSEI-LESTE - Ionilson Sampaio anunciou a mudança de chefia do Distrito Sanitário Especial Indígena do Leste (DSEI-LESTE), e o cargo será ocupado pelo cirurgião-dentista, Namis Levino, que assumirá a chefia. Antes ele atuava na chefia do Núcleo do Ministério da Saúde.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.