VOLTAR

Funasa realiza capacitação de parteiras indígenas

Radiobrás-Brasília-DF
Autor: Alessandra Bastos
17 de Jul de 2005

Para reduzir a mortalidade materna neonatal e qualificar o atendimento, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) está capacitando parteiras indígenas em algumas comunidades do país. Técnicas de realização do parto, segundo a enfermeira sanitarista Irânia Marques, não são ensinadas porque "isso elas sabem, qualificamos a assistência ao parto".

Ao todo, 54 parteiras Xavante do Mato Grosso já foram capacitadas. Ainda neste semestre outras 58 receberão treinamento. O trabalho que vendo sendo feito pela Funasa será levado também às índias do Acre e Amazonas. Na semana passada, em um encontro com o Movimento de Mulheres Indígenas no Acre, foram discutidos alguns preparativos para a capacitação, que deve ocorrer até o fim deste mês.

Durante o treinamento, são repassadas às índias informações sobre a importância do pré-natal, a assistência ao parto normal e com complicações e os cuidados que se deve ter com o bebê principalmente nos primeiros seis meses de vida. As mulheres indígenas recebem ainda um kit com materiais usados durante o parto como tesoura, termômetro, toalha e pinar (aparelho para escutar os batimentos cardíacos).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.