VOLTAR

Funasa quer contratar novos profissionais para aldeias

Campo Grande News-Campo Grande-MS
Autor: Inara Silva
17 de Jun de 2005

A verba extra que o governo federal destinará para aldeias de 24 municípios de Mato Grosso do Sul deverá ser destinada, prioritariamente, na contração de mais médicos, enfermeiros, odontólogos e nutricionais, que darão atenção à saúde indígena. A informação é do coordenador regional da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), Lenildo Morais, que às 10h terá reunião de trabalho com prefeitos, secretários municipais e conselhos indígenas, no auditório do órgão em Campo Grande.
Em entrevista ao Bom Dia MS, da TV Morena, o coordenador afirmou que é difícil encontrar profissionais para atuar nas aldeias, pois eles devem conhecer e estar envolvidos com a questão indígena. Os recursos são do Ministério da Saúde para Incentivos de Atenção Básica à Saúde dos Povos Indígenas somam R$ 523 mil mensais. O município de Dourados não está incluído, segundo Lenildo, porque o desde fevereiro o Ministério da Saúde já fez repasse de aumento ao incentivo hospitalar e contratação de médicos no município. Para o coordenador, os recursos não resolvem, mas minimizam a situação. Os municípios que serão beneficiados são: Amambai, Anastácio, Antônio João, Aquidauana, Bela Vista, Brasilândia, Caarapó, Coronel Sapucaia, Corumbá, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Eldorado, Japorã, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Nioque, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rochedo, Sidrolândia e Tacuru.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.