VOLTAR

Funasa promove oficina para debater Plano de saúde indígena

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
13 de Ago de 2004

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) está realizando até a sexta-feira da próxima semana, dia 20, na casa de estudos do órgão, a oficina de implementação do Plano Distrital de Saúde Indígena do Distrito Sanitário Especial Yanomami (DSEY).

A oficina tem o objetivo de oferecer subsídios aos profissionais de saúde para a implementação do Plano Distrital, levar aos profissionais o conhecimento sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas.

Outra meta é sensibilizar sobre as especificações culturais e a importância dos fatores sociais e culturais sobre o processo de adoecer e buscar tratamento. São discutidos ainda estudos sobre a saúde da mulher e da criança considerando os aspectos biológicos e sócio-culturais.

O evento proporciona aos participantes uma aproximação com as principais doenças e agravos que acometem a população indígena, além de buscar definição de estratégias de capacitação de recursos humanos e fortalecimento das ações de promoção entre outros.

As reuniões acontecerão diariamente nos três turnos, sendo que hoje será abordada a antropologia da saúde. Amanhã será discutida a saúde da comunidade, da mulher e da criança indígena.

No domingo o tema a ser abordado será a vigilância em saúde entre outros assuntos que serão estudados e discutidos até a conclusão, que será apresentada na sexta-feira, 20.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.