VOLTAR

Funasa promove curso da saúde da mulher e da criança yanomami

Folha de Boa Vista - www.folhabv.com.br
22 de Set de 2008

A Coordenação Regional de Roraima (Core/RR) da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) promove a partir de amanhã (23) a capacitação em Ações de Atenção a Saúde da Mulher e da Criança Yanomami. O evento termina no dia 7 de outubro.

Segundo a responsável técnica pela Promoção a Saúde da Mulher Indígena do Distrito Sanitário Especial Yanomami (Dsei Y), Gilmara Nascimento, o curso vai capacitar 21 enfermeiros e um médico que prestam serviços de saúde aos povos Yanomami. "Esses profissionais serão capacitados em três cursos distintos, mas todos com o eixo temático da saúde da mulher e criança indígena", disse.

Os cursos que serão ministrados neste período tratam de Ações de Atenção a Saúde da Mulher e da Criança, Atenção Integrada as Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI) e o de prevenção do Câncer Ginecológico.

O evento será aberto nesta terça-feira, no auditório do Norte Shopping Hotel, ao lado da Funasa, na avenida Ene Garcez) até o dia 3 de outubro, período que compreende as duas primeiras partes do curso. Nos dias 6 e 7, que compreende a terceira e última etapa da capacitação, as aulas teóricas serão ministradas no auditório da Funasa.

Gilmara Nascimento informou que durante os três cursos da capacitação os envolvidos receberão aulas práticas na Casa de Saúde do Índio de Roraima (Casai/RR).

De acordo com o coordenador da Funasa em Roraima, Marcelo Lopes, o curso tem o objetivo de implementar as ações de atenção à saúde da mulher indígena de forma humanizada e com qualidade, além de colaborar com a redução da mortalidade materna e infantil nas áreas indígenas.

"A especificidade sócio-cultural da mulher e da criança indígenas requer uma atenção diferenciada, e assim sendo, entendemos que a capacitação das equipes multidisciplinares de saúde indígena é uma das principais estratégias para se alcançar o objetivo de oferecer um trabalho eficiente e de qualidade aos povos indígenas", disse.

O curso é uma realização do Dsei Yanomami em parceria com o Secap e Educação em Saúde e as duas primeiras etapas da capacitação serão financiadas pelo Vigisus e a terceira etapa custeada pela Core/RR, que conta ainda com o apoio técnico da Unidade de Oncologia do Hospital Geral e do Laboratório de Citologia de Roraima.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.