VOLTAR

Funasa já forma agentes de saneamento

Jornal do Tocantins-TO
Autor: Gilvan Noleto
27 de Jun de 2001

Com 25 aldeias em fase de implantação do saneamento básico, as comunidades indígenas que têm esse sistema vão contar em breve com o trabalho de Agentes de Saneamento, membros da própria comunidade, capacitados em instalação e manutenção hidráulica. Desde segunda-feira a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), está promovendo um curso de formação de Agente Indígena em Saneamento Básico e Ambiental, na Câmara Municipal de Tocantínia.
O curso termina no dia 30 e nessa primeira fase 17 índios de cinco etnias do Tocantins e um da etnia Tapirapé, do Estado de Goiás, participam da capacitação. De acordo com a chefe do distrito especial indígena da Funasa, Nádja Mara Moreno Barbosa, a previsão da instituição é capacitar mais agentes, porque a meta estabelecida é implantar mais 25 sistemas de saneamento até o final do ano, já que em todo o Estado o total de aldeias somam 72 unidades. Entre os pré-requisitos para a escolha do Agente de Saneamento pela comunidade estão: saber ler e escrever e ter mais de 18 anos.

Raio x
Sistemas de Saneamento por etnia
Xerente: 35 aldeias - cinco contempladas
Apinajé: 8 aldeias - seis contempladas
Krahô: 17 aldeias - sete contempladas
Javaé: 10 aldeias - cinco contempladas
Karajá: 4 aldeias - duas contempladas
Fonte: Funasa

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.