VOLTAR

Funasa intensifica vacinação contra rubéola

Funasa - www.funasa.gov.br
21 de Jul de 2008

No período de 9 de agosto a 12 de setembro o Ministério da Saúde, em conjunto com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde estará realizando a campanha nacional de vacinação contra a rubéola, considerada a maior operação de vacinação já realizada no mundo. E a população indígena não ficará de fora das ações. Desde o começo do ano, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), vem imunizando os indígenas pelo território nacional.

Até o final do ano, espera-se ter imunizado cerca de 120 mil indígenas entre 12 e 39 anos (faixa etária vacinada pela campanha) e outros 266 mil de outras idades. Diferentemente da população não-indígena a vacina contra rubéola faz parte do calendário vacinal dos índios.

Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo da campanha é vacinar, indiscriminadamente, quase 70 milhões de homens e mulheres de 20 a 39 anos de idade, em todas as unidades federadas. Nos estados do Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte, por razões epidemiológicas, o grupo etário será ampliado e a vacinação será feita em homens e mulheres de 12 a 39 anos.

É importante destacar que a rubéola e a síndrome da rubéola congênita (SRC) constituem graves problemas de saúde pública na atualidade, com custos significativos para o Sistema Único de Saúde (SUS) e com implicações severas sobre a saúde da população, em especial para as crianças nascidas de mães infectadas, que podem apresentar seqüelas como cegueira, surdez, retardo mental, malformações congênitas, entre outras.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.