VOLTAR

Funasa inaugura hoje 20 leitos para índios no HU de Dourados

Dourados News-Dourados-MS
14 de Mar de 2005

O Ministério da Saúde, por meio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e a Secretaria Municipal de Saúde de Dourados, inaugura às 16 horas de hoje, o setor de Pediatria do Hospital Universitário do município. Com os novos leitos, a instituição passa a ser mais uma referência no atendimento à saúde das comunidades indígenas do Mato Grosso do Sul.

A unidade terá 20 leitos. Serão seis unidades de terapia intensiva (UTI) e 15 leitos de enfermaria destinados exclusivamente ao atendimento das crianças indígenas.

O novo setor terá ainda um programa de capacitação dos profissionais de saúde em padronização e qualificação do atendimento às crianças indígenas com desnutrição grave. O treinamento será oferecido por um médico especialista do Instituto Materno-Infantil de Pernambuco (Imip), um das instituições de referência do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) na assistência hospitalar a desnutridos.

A quantidade de leitos disponível será capaz de atender toda a demanda existente na região sul do estado. Além de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Dourados, terá também o reforço de especialistas contratados pela Funasa para dar suporte ao atendimento à saúde da comunidade indígena.

Em Dourados, desde o início do ano, a Funasa reforçou a equipe que presta atendimento médico aos índios, que, atualmente, tem dez médicos, cinco nutricionistas, dez enfermeiros e 33 agentes comunitários. Os profissionais, além de acompanhar os casos de crianças internadas, percorrem, todos os dias, as aldeias da região para avaliar as condições nutricionais das crianças. No último levantamento, feito em parceria com funcionários da Prefeitura de Dourados, as equipes médicas avaliaram 534 crianças de até cinco anos e identificaram desnutrição ou risco de desnutrição em 120, de acordo com os critérios do Programa de Vigilância Nutricional do governo federal.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.