VOLTAR

Funasa imuniza crianças e mulheres

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
Autor: VANEZA TARGINO
05 de Abr de 2005

Os índios do Distrito Sanitário Yanomami (DSY) receberão, a partir de hoje, equipes de vacinação da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). A campanha faz parte da Semana de Vacinação das Américas que pretende imunizar crianças menores de 5 anos, mulheres em idade fértil e gestantes.
A campanha é realizada simultaneamente em todo Brasil, em áreas de situação vacinal precária, promovida pela Funasa com o apoio da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunização (Cgpni) do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).
As duas equipes formadas por um enfermeiro e dois auxiliares de enfermagem seguem, na manhã de hoje, de avião para a área e, em seguida, devido ao difícil acesso, serão levados de helicóptero ao local da vacina. A meta será vacinar 339 crianças, 495 mulheres e 58 gestantes.
Segundo a enfermeira do DSY, Kely de Queiroz Martins, não são todas as comunidades indígenas atendidas devido a uma grande parte está em dia com a imunização. "Os índios em área de difícil acesso estão com as vacinas atrasadas e são administradas por Organizações Não-Governamentais [Ongs]. Foi realizada uma reunião em Manaus e explicada a necessidade dessa ação. Agora seguiremos em campo para vaciná-los", explicou.
A seleção das áreas que receberão a campanha foi feita com base nos seguintes critérios de distritos: sem informação sobre cobertura vacinal, baixa cobertura vacinal, problemas de registro dos dados de vacinação, ocorrência de doenças imunopreveníveis, além do difícil acesso e com uma ou apenas duas etapas de vacinação, em 2004.
A enfermeira lembrou que as equipes irão vacinar os indígenas contra 13 doenças: poliomelite, difteria, tétano, coqueluche, meningite, haemophilus, sarampo, rubéola, varicela, pneumonia, hepatite B, influenza (gripe), tuberculose e febre amarela.
"Caso algum adulto esteja com a vacina atrasada ou nunca foi vacinado, também iremos imunizá-lo. Vamos preparados para qualquer eventualidade. A Funasa atua em 18 pólos e nem todos foram contemplados, porque estão com a cobertura de vacina precária", revelou.
CRONOGRAMA - Os primeiros índios a receberem as equipes são das comunidades dos Maiá e Tanaquapé, de hoje até o dia 9, comunidades atendidas pela Ong do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sanitário (IBDS). Nesse mesmo período a equipe estará imunizando os indígenas das comunidades do Alto e Baixo Padauimi, que recebe atendimento da Secoya.
Do dia 10 a 14 de abril, os índios das comunidades do Novo Demini e Araka receberão as equipes. Nessa área atua a Missão Novas Tribos. A partir do dia 18 a 20 serão imunizados os indígenas da comunidade Halikato, que são atendidos pela Missão Evangélica (Meva).(

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.