VOLTAR

Funasa fará campanha de mobilização para controle do H1N1 no Amazonas

Funasa - www.funasa.gov.br/internet/Web%20Funasa/not/not2009/not1026.html
02 de Dez de 2009

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), preocupada com a nova onda de manifestação da Influenza Pandêmica (H1N1) no mundo e no intuito de monitorar a incidência de doenças respiratórias entre a população indígena, vem promovendo uma série de ações de enfrentamento da doença nas áreas remotas e de difícil acesso.

Representantes da Assessoria de Comunicação Social e Educação em Saúde (Ascom), articuladora e promotora de ações de educação em saúde nas comunidades atendidas pela Fundação, reuniram-se na tarde de hoje (2) com integrantes do Departamento de Saúde Indígena (Desai) para discutir "Estratégias de Mobilização Social para Prevenção e Controle do H1N1 nas aldeias indígenas do Amazonas".

O objetivo principal do projeto é desenvolver uma campanha educativa sincronizada e integrada às medidas de controle articuladas pelo Ministério da Saúde (MS) e Comitê Gestor de Monitoramento da doença no estado Amazonas, com vistas a orientar as comunidades indígenas sobre como se prevenirem contra a infecção pelos vírus H1N1.

As estratégias da campanha preveem uma oficina de trabalho com as Equipes Multidisciplinares e com técnicos dos sete Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dseis) do Amazonas: Manaus, Médio Solimões e Afluentes, Alto Solimões, Médio Purus, Alto Rio Negro, Parintins e Javari. Além das oficinas, que serão promovidas pela equipe de Educação em Saúde da Ascom/Presi, serão confeccionados materiais técnicos e didáticos para as Equipes Multidisciplinares e representantes dos Dseis, e um material que será desenvolvido juntamente com os indígenas, para solidificar a mobilização.

A proposta da campanha é uma iniciativa da Ascom em conjunto com o Desai e o Núcleo de Atenção à Saúde Indígena (Nuasi) da Coordenação Regional da Funasa do Amazonas (Core/AM), em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), do governo do estado.

Na próxima terça-feira (8), será realizada uma nova reunião para definir as propostas e estratégias que serão utilizadas na campanha de mobilização para monitoramento e controle da Influenza A (H1N1).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.