VOLTAR

Funasa esclarece plano de emergência para o Vale do Javari

Amazônia.org.br-Amigos da terra-São Paulo-SP
16 de Jul de 2004

A Funasa divulgou ontem uma nota para esclarecer o acordo que firmou esta semana com lideranças indígenas que haviam ocupado sua sede em Atalaia do Norte (AM). O imóvel, já desocupado, foi tomado, há cerca de dez dias, por noventa índios, como forma de pressionar por uma solução rápida e definitiva para o problema do atendimento à saúde indígena na região do Vale do Javari.
Tal região vem sendo atingida por uma grave epidemia de hepatite, que tem vitimado indígenas de diversas etnias desde 2001 e só no ano passado fez mais 17 vítimas. Esta epidemia agravou ainda mais a já problemática questão de saúde pública da região, que conta ainda com dificuldades para a fixação de profissionais e de acesso aos serviços.
Em sua nota de esclarecimento, a Funasa afirma que, a partir de agosto, será responsável diretamente pela gestão dos serviços de saúde do Vale do Javari. De acordo com o órgão, o convênio com o Civaja não será prorrogado devido a irregularidades apontadas por auditoria. Mas as lideranças indígenas indicarão novas parceiras locais para atuarem em ações complementares de saúde. De acordo com Clóvis Marubo, coordenador do Civaja, as entidades Associação do Povo Marubo, Associação da Aldeia de São Sebastião e a Associação dos Moradores Indígenas de Atalaia do Norte são algumas das possíveis indicadas para atuar nessa parceria.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.