VOLTAR

FUNASA entrega Casa de Saúde Indígena

Midianews-Cuiabá-MT
10 de Abr de 2003

Os índios das etnias Kayapó, Panará, Kayabi e Apiaká estão sendo atendidos pela nova Casa de Saúde Indígena de Colíder, construída pelo Distrito Sanitário Especial Indígena Kayapó e a Associação IPREN-RE.

As Casas de Saúde do Indígena são locais de recepção e apoio ao índio, que vem referenciado da aldeia. Elas têm como função agendar os serviços especializados requeridos, continuar o tratamento após alta hospitalar até que o índio tenha condições de voltar para a aldeia, dar suporte a exames e tratamento especializados, fazer serviço de tradução para os que não falam Português e viabilizar seu retorno à aldeia, em articulação contínua com o DSEI.

A CASAI/Colíder tem uma área construída de 550 m², num terreno de aproximadamente 18.500 m². Foram investidos R$ 309.160,32 para a execução da obra que tem capacidade para 2.500 atendimentos mensais entre pacientes e acompanhantes.

Segundo o Chefe do DSEI/Kayapó, Jamir Alves Ferreira, a nova CASAI vai melhorar as condições de acomodações para os pacientes e dar mais condições de trabalho para os profissionais de saúde, além de reduzir os gastos com o pagamento de aluguel. "A CASAI foi planejada numa região afastada do centro da cidade para evitar que os índios fiquem próximos a bares e dar mais segurança as crianças", explicou.

O DSEI/Kayapó é uma unidade organizacional da FUNASA, criada em 1999 responsável pelo atendimento à saúde das aldeias das etnias Kayapó, Panará, Kayabi, Munduruku e Apiaká, no norte de Mato Grosso e no sul do Pará.

Em breve será inaugurada a Casa de Saúde Indígena de Juara que vai atender as aldeias Tatuí Mayrob e Munduruku.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.