VOLTAR

Funasa e Unicef lançam cartilha para combater verminoses no Ceará

Home Page da Funasa - http://www.funasa.gov.br/
04 de Jun de 2009

A Funasa, por meio da Coordenação Regional do Ceará (Core/CE), lançou hoje (3), na Escola de Saúde Pública do Ceará, a cartilha "Diarreia Infantil e Verminoses". O material foi produzido pelos Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e Agentes Indígenas de Saneamento (Aisan) da Funasa, junto com o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei/CE) e a Assessoria de Comunicação e Educação em Saúde (Ascom), com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Com oficinas, realizadas com a etnia Tapeba, do município de Caucaia, a equipe de Educação em Saúde, juntamente com os técnicos do Dsei, promoveu com os AIS e Aisan a discussão sobre conceitos importantes a serem transmitidos ao público, o vocabulário adequado e a construção das gravuras, sempre buscando a adequação desses aspectos à realidade cultural da população indígena Tapeba. Com o apoio do Uunicef, foi possível fazer a diagramação e compor as ilustrações conforme o produto realizado nas oficinas.

A agente de saúde Sônia Cunha ressaltou a forma popular com que a cartilha foi redigida e desenhada. Para ela, a diagramação específica vai ajudar a população indígena a entender melhor o que se está querendo repassar. "Com a necessidade que tínhamos de produzir este material, contamos com a parceria entre a Funasa e o Unicef para fazermos uma cartilha educativa com a cara do nosso povo, com a nossa linguagem. Agora temos um auxílio importante para entender o que os técnicos da Funasa nos ensinam", disse Sônia.

Dessa forma, a cartilha irá subsidiar as ações de Educação em Saúde com informação de qualidade, tendo em vista a redução dos casos de diarreia infantil e verminoses nas aldeias indígenas Tapeba. O lançamento da cartilha está sendo feito de forma articulada com o Dsei/CE e o Unicef, bem como sua utilização.

O coordenador Regional do Ceará, Guaracy Aguiar, parabenizou a produção do material que, para ele, auxiliará no combate à mortalidade infantil com ações preventivas. "Essa cartilha está muito bem feita. Temos orgulho em dizer que este produto foi construído com os esforços dos atores sociais que a Funasa apóia, como são os AIS e os Aisan. Fica aqui a certeza de que esta cartilha promoverá saúde e bem-estar para os povos indígenas do estado", concluiu.

De acordo com Ana Maria Diógenes, coordenadora do Unicef no Ceará, a parceria com a Funasa na produção e edição da cartilha teve grande êxito, pois reforçou a política do fazer coletivo para as grandes realizações. "Nós, do Unicef, estaremos sempre a postos para realizarmos outras parcerias que tragam mais qualidade de vida para a população", enfatizou.

Também participou do lançamento da cartilha Maria de Jesus, presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) do Ceará.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.