VOLTAR

Funasa divulga nota sobre morte de criança índigena em MS

Canal Daqui - http://www.canaldaqui.com.br/
07 de Out de 2010

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), de Mato Grosso do Sul, órgão vinculado ao Ministério da Saúde, divulgou nota de esclarecimento hoje explicando as causas da morte da menor indígena Vanessa Rodrigues, 11 anos, residente na aldeia Buriti, em Dois Irmãos do Buriti (MS).

Veja a íntegra da nota:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Óbito de menor indígena em Mato Grosso do Sul

Campo Grande, quinta-feira 07 de outubro de 2010

A Assessoria de Comunicação e Educação em Saúde (Ascom) da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), de Mato Grosso do Sul, órgão vinculado ao Ministério da Saúde, vem a público prestar os seguintes esclarecimentos sobre a morte da menor indígena Vanessa Rodrigues, 11 anos, residente na aldeia Buriti - município de Dois Irmãos do Buriti por complicações causadas pela doença Lupus Eritematos Sistêmico no dia 28 de setembro de 2010.

Cabe a Missão da Fundação Nacional de Saúde, enquanto esfera federal, garantir a atenção básica á saúde dos povos indígenas o que consiste na rede de serviços que visem à promoção de ações preventivas e atendimento primário nas aldeias, assim como viabilizar o acesso as demais instâncias de atendimento. Já aos municípios e Estado, cabe a responsabilidade pelo atendimento de média e alta complexidade além da realização de exames complementares.

Considerando que a Fundação de Serviço de Saúde/Hospital Regional de Mato Grosso do Sul recebe através da SAS/MS, recursos de incentivo para atenção especializada aos povos indígenas -IAP-PI mensalmente; a partir do momento que o paciente é encaminhado para a referência (SUS), este fica responsável em fornecer medicamentos e insumos para seu atendimento.

Vale ressaltar, que a Fundação Nacional de Saúde, distribui gratuitamente medicamentes utilizados somente para a Atenção Básica á Saúde, tais como: antibióticos, analgésicos, antitérmico, anti-fúngico entre outros.

Segue o cronograma de atendimento a menor indígena Vanessa Rodrigues.

No dia 27/07/2010 a menor recebe atendimento pela equipe da Funasa-MS ( A Funasa de MS possuiu equipes multidisciplinares de saúde compostas por médicos, enfermeiros, e demais profissionais de saúde em todas as 75 aldeias do Estado) em seguida é encaminhada para o Hospital Municipal de Dois Irmãos do Buriti, onde permaneceu internada por 4 (quatro) dias.

Em 31/07/2010 a paciente é encaminhada pelo Hospital de Dois Irmãos do Buriti para o Hospital Regional de Campo Grande (MS) ficando dez dias internada após o diagnóstico de Síndrome Nefrótica (doença renal) por parte da equipe médica da instituição.

Na data de 10/08/2010 Vanessa recebe alta do Hospital Regional. A Funasa encaminha a paciente de volta a sua aldeia e fornece os medicamentos prescritos pelo Hospital. (Furosemida e Dipirona).

No dia 13/08/2010 a indígena retornou ao Posto de Saúde da Funasa na Aldeia Buriti sendo encaminhada novamente para o Hopspital Municipal do município com 3 (três) dias de internação.Após este período, o Hospital libera a paciente para que volte para sua aldeia.

Em 18/08/2010 a menor é atendida no Posto de Saúde da FUNASA dessa vez na Aldeia Tereré (município de Sidrolândia), para que seja submetida a exames de média e alta complexidade, a Funasa encaminha a paciente para o Hospital de Sidrolândia para que seja feito o atendimento. Vanessa permanece internada 3 dias no local.

No dia 21/08/2010 o Hospital de Sidrolândia encamina a paciente para o Hospital Regional de Campo Grande, em 16/09/2010 é rescrito pela médica responsável o medicamento Rituximab, diagnosticado assim a presença de Lupus Eritematos Sistêmico.

Em 20/09/2010 a Funasa de MS recebe ofício da Funai - Fundação Nacional do Índio, solicitando que a instituição providencie o medicamento, dois dias depois (22/09/2010) a tia da menor com o apoio da Funasa vai até a Secretaria de Saúde do Estado para solicitar o remédio para que sua sobrinha comece o tratamento. Nesse mesmo dia a Funasa-MS encaminha ofício em resposta a Funai, orientando que a compra de medicamentos para doenças de alta complexidade devem ser feitas pelo SUS, neste caso cabendo ao Hospital Regional de Campo Grande providenciar o Rituximab.

No dia 28/09/2010 Vanessa Rodrigues Gabriel vem a óbito no Hospital Regional da Capital por insuficiência múltipla do órgãos.

A Funasa lamenta profundamente pelo ocorrido e reitera que se mantém à disposição para qualquer esclarecimento e que todas as medidas que cabem á sua Missão Institucional de promover a Atenção Básica á Saúde dos Povos Indígenas foram tomadas.

http://www.canaldaqui.com.br/sidrolandia/3464-funasa-divulga-nota-sobre…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.