VOLTAR

Funasa discute projeto de educação ambiental com comunidades de Jaraguari

Idest.com.br - http://www.idest.com.br/
31 de Jul de 2012

O objetivo da reunião foi estabelecer as atividades que iniciarão o projeto ambiental com crianças de Furnas do Dionísio

Prosseguindo com as atividades de educação ambiental em Jaraguari, a Superintendência Estadual da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) de Mato Grosso do Sul, realizou esta semana mais uma visita à Comunidade Quilombola Furnas do Dionísio. As ações serão realizadas para apoiar o gerenciamento do plano de Resíduos Sólidos Urbanos e no Sistema de Abastecimento de Água, em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente e Turismo, Vigilância em Saúde e Agricultura e Pecuária do município.

O Serviço de Saúde Ambiental (Sesam) da Funasa de MS orienta o apoio oferecido à comunidade. Com 15 assentamentos, uma comunidade indígena e um quilombo (sendo ele o mais populoso), Jaraguari apresenta uma diversidade importante para o desenvolvimento das atividades da Instituição.

"O município tem dificuldades em destinar seus resíduos, com essa parceria pretendemos ajudá-los com isso. O primeiro passo é iniciar a coleta de materiais recicláveis e demais atividades com os alunos da Escola Estadual de Furnas do Dionísio", ressalta Antonio Vilharva, chefe da Sesam, que esteve em Jaraguari com o técnico Aldírio Sérgio Rodrigues que também participa dos trabalhos.

Para o mês de setembro ficou programada uma série de atividades com a Escola Estadual Zumbi dos Palmares e com os demais moradores da Comunidade Quilombola Furnas do Dionísio. Serão confeccionados materiais educativos na própria escola e depois uma palestra e gincana ambiental com participação dos demais moradores.

Como continuidade dessas ações desenvolvidas com as crianças, a Funasa e o município realizarão uma oficina sobre materiais recicláveis e confeccionarão uma cartilha sobre os cuidados com o meio ambiente com fotos das participações na gincana.

Ficou estabelecida, ainda, a criação de uma comissão de Saúde Ambiental com a participação de todos os órgãos envolvidos, para a elaboração de um termo de cooperação técnica entre prefeitura e Funasa com o objetivo de realizar as ações de educação em saúde ambiental em Jaraguari.

O superintendente estadual da Funasa de MS, Pedro Teruel, lembra que esse trabalho de educação em saúde que a Fundação leva aos municípios tem muita importância principalmente para quilombolas e assentamentos rurais, por que são as áreas mais desprotegidas de ensinamentos, de acompanhamento, de cuidado com a saúde e também estão mais ligadas à questão ambiental. "Iniciar essas ações com as crianças é muito bom, pois elas aprendem rápido e passam esses conhecimentos para o restante da família", ressalta Teruel.

http://www.idest.com.br/noticia.asp?id=38871

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.