VOLTAR

Funasa de MS recebe mais de 11 mil agasalhos para os índios

MS Notícias - www.msnoticias.com.br
31 de Jul de 2008

A Coordenação Regional da Fundação Nacional de Saúde de Mato Grosso do Sul - CORE/MS - lançou no último dia 15 de abril a Campanha do Agasalho 2008 para arrecadar roupas de frio e calçados, para a comunidade indígena do estado, que alcançou o maior índice de doação desde 2004, quando teve início este trabalho.

Depois de mais de três meses de Campanha, a Funasa/MS conseguiu arrecadar mais de 11.300 unidades entre roupas, calçados e cobertores graças a contribuição de servidores e funcionários da instituição, além de parceiros importantes como as Escolas Mace e Paulo Freire, a Construtora Plaenge Ltda, o Lions Clube Campo Grande, Supermercados Gaúcho, a Receita Federal de Corumbá e a Ordem Demolay de MS, que integra a ala jovem da maçonaria.

O objetivo deste projeto é ajudar principalmente as crianças que vivem nas 72 aldeias do Estado a passarem o inverno sem sofrer demais com o frio por falta de roupas adequadas para a estação. Atualmente a população indígena do estado é de 66.752 índios das etnias Guarani, Kaiowá, Terena, Kadiwéu, Kinikinau, Guató, Ofaié e Atkun, distribuídas em 72 aldeias, num espaço territorial de 590 mil hectares.

A primeira remessa das doações foi de foi de: 1878 peças de roupas, calçados infantis e brinquedos, enviada no dia 26 de maio às Casas de Apoio à Saúde Indígena (CASAI) localizadas em Campo Grande, Dourados e Amambai, que abrigam pacientes em tratamento médico e acompanhantes, a espera de consulta e exames.

As doações também foram encaminhadas as Casa dia, localizadas em Amambai e Japorã, que prestam atendimento as crianças com desnutrição grave. As doações da Receita Federal de Corumbá foram destinadas especificamente às aldeias da região de Amambaí no sul do estado (2.800 peças de roupas).

A segunda remessa das doações, com mais de 6.900 peças de roupas e cobertores será encaminhada ainda esta semana ao Conselho Distrital Indígena (CONDISI), que em parceria com o Departamento Especial de Saúde Indígena (DSEI/MS), se encarregarão de distribuir nas aldeias do sul do Estado.

A Fundação Nacional de Saúde em Mato Grosso do Sul agradece o empenho e a colaboração de todos que participaram das doações, assim como toda a dedicação de seus servidores, agradecemos também à todos os funcionários da Casa de Apoio à Saúde Indígena de Campo Grande que se organizaram e contabilizaram todas as peças doadas.

A próxima campanha a ser realizada pela Funasa será destinada a arrecadar brinquedos para a comunidade indígena em comemoração ao Dia das Crianças, tendo inicio no dia 11 de agosto.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.