VOLTAR

Funasa de MS inicia campanha de Natal para crianças indígenas

Funasa - www.funasa.gov.br
04 de Nov de 2008

A Coordenação Regional da Fundação Nacional de Saúde em Mato Grosso do Sul (Core/MS) lançou hoje (04) a 4ª Campanha de Natal para a arrecadação de roupas, brinquedos e guloseimas, para serem distribuídas às crianças nas comemorações natalinas.

Desde o início do ano a Core/MS mantém quatro brinquedotecas nos municípios de Campo Grande, Dourados, Amambaí e Japorã, estruturadas com parte das doações conseguidas nas campanhas organizadas pela instituição no último Natal, no início do Inverno de 2008 e no Dia das Crianças. Estes espaços foram criados para garantir o lazer das crianças que passam pelas Casa de Apoio à Saúde Indígena (CASAI). "Qualquer doação é bem recebida, principalmente os brinquedos e materiais que podem auxiliar as crianças indígenas de forma pedagógica", lembra o coordenador regional da Funasa/MS, Flávio da Costa Britto Netto.

A instituição pretende também reunir objetos recicláveis como garrafas pet, revistas e jornais, para a fabricação de brinquedos pedagógicos a serem confeccionados pelas próprias crianças com auxílio de um funcionário da Funasa que desenvolve este trabalho no Pólo Base de Dourados. "No caso dos materiais recicláveis, além de aprender a fabricar os próprios brinquedos, a prática desperta o cognitivo e a criatividade dessas crianças. É fundamental ajudarmos a executar ações contínuas para auxiliar as comunidades indígenas." disse Netto.

As atividades de reciclagem fazem parte do dia a dia das crianças internadas no Centrinho no município de Dourados e também das que estão hospedadas na CASAI, todas em processo de reabilitação nutricional.

A Campanha de Natal segue até o dia 19 de dezembro e é aberta aos servidores e à comunidade. Os postos de arrecadação estão instalados na CORE/MS, nos 13 Pólos-Base localizados nos municípios de Dourados, Corumbá, Iguatemi, Caarapó, Amambai, Antônio João, Aquidauana, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Campo Grande, Miranda, Paranhos, Sidrolândia e Tacuru. Os critérios e processo de distribuição serão acompanhados pelo Conselho Distrital Indígena (CONDISI) e pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI/MS).

Na Campanha de Natal do ano passado, que durou 40 dias, foram arrecadados 956 peças de roupas e 310 brinquedos.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.