VOLTAR

FUNASA: CPI vai investigar mortes de índios no MA

Ceará Agora
Autor: Luzenor de Oliveira
12 de Out de 2007

O presidente da Câmara Federal, Arlindo Chinaglia (PT), determinou a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) solicitada pelo deputado federal Sebastião Madeira (PSDB) para apurar as causas das mortes e a desnutrição dos índios, assim, como a aplicação de recursos pela Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) para assistência às comunidades indígenas no Estado do Maranhão.

A CPI, de acordo com o requerimento Número 03/2007, vai investigar as causas da desnutrição e má aplicação dos recursos nas ações de assistência aos índios entre os anos de 2005 e 2007. O Presidente da Câmara Federal, deputado Arlindo Chinaglia, assinou o ato criando a CPI no dia 19 de junho. A Fundação Nacional de Saúde(Funasa) é o alvo principal das investigações por ser o órgão responsável pela assistência as comunidades indígenes no País.

RETIRADA DE ASSINATURAS - A CPI não saiu mais cedo porque alguns parlamentares - como os deputados federais Eunício Oliveira, Mauro Benevides e Odílio Balbinoti, retiraram as suas assinaturas do requerimento apresentado pelo deputado tucano Sebastião Madeira, do Estado do Maranhão.

A assessoria de imprensa da FUNASA enviou, na noite desta quarta-feira, a este portal, nota de esclarecimento contestando a existência de deferimento do Presidente da Câmara Federal para instalação de uma CPI.

O portal www.cearaagora.com reconhece o equívoco na informação ao atribuir a requerimento da deputada federal Vanessa Graziotini (PC do B-AM) o pedido de uma Comissão Parlamentar de Inquérito. A informação acrescentava, ainda, que a CPI iria investigar denúncias de aplicação de recursos da FUNASA no apoio aos índios no Estado do Mato Grosso.

Ao conceder entrevista a este portal e ao Jornal Alerta Geral (Rede SomZoom Sat, FM 90.7 Grande Fortaleza), Vanessa Graziotini afirmou que houve uma confusão na interpretação dos requerimentos de sua autoria e do deputado Sebastião Madeira. Vanessa, por meio de requerimento, pediu uma auditoria das ações e aplicação de verbas da FUNASA no Estado do Amazonas.

Houve, também, pedido de investigações nos recursos destinados à saúde indígena no Mato Grosso. O deputado Sebastião Madeira aguarda que os líderes de partidos indiquem os representantes para a CPI ser instalada e começar a funcionar. Abaixo a tramitação do pedido de CPI, com base no site www.camaradosdeputados.gov.br.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.