VOLTAR

Funasa certifica servidores do curso de Tracoma

Folha de Boa Vista - www.folhabv.com.br
30 de Ago de 2008

A Coordenação Regional da Fundação Nacional de Saúde de Roraima certificou na tarde de ontem 30 servidores que participaram do curso em Saúde Ocular e diagnóstico de tracoma.

O evento foi promovido pelo Setor de Capacitação (Secap) sob supervisão do Distrito Sanitário Especial Indígena do Leste (Dsei Leste) e ministrado pelos técnicos Pedro Nelson Carneiro Júnior, do Departamento de Saúde Indígena (Desai), e Antônio Everson de Farias do Ministério da Saúde.

O curso teve a duração de cinco dias e a programação de encerramento e entrega de certificados aos participantes aconteceu no final da manhã de ontem, no auditório do Hotel Itamaraty.

No encerramento do curso, o coordenador da Funasa, Marcelo Lopes, destacou a importância da capacitação destes servidores para a prestação de assistência à saúde nas áreas indígenas. "Fico feliz em saber que temos servidores empenhados em bem desenvolver suas funções e que procuram se integrar e se engajarem nesta luta de prestar uma melhor assistência à saúde indígena em Roraima", disse.

"Sabemos das dificuldades que se tem para fazer assistência de saúde no Brasil, mas me fortaleço ao ver o esforço de servidores como vocês, que se empenham para que juntos possamos oferecer uma melhor assistência de saúde às comunidades indígenas", afirmou.

A médica Algiane Reis, coordenadora do curso, disse que há muito tempo vinha tentando realizar essa capacitação e agradeceu o apoio do coordenador Marcelo Lopes. "Com a realização dessa capacitação poderemos detectar os casos de tracoma e tratar os indígenas, e assim oferecer melhor qualidade de vida a essa população", disse.

Já o técnico do Departamento de Saúde Indígena (Desai), Pedro Nelson Carneiro Júnior, destacou a importância da formação. "Com o curso que encerramos hoje [ontem], deixamos 30 pessoas capacitadas para trabalhar na prevenção e no diagnóstico da cura do tracoma nas comunidades indígenas", afirmou,

Em seu pronunciamento, o representante do Ministério da Saúde, Antônio Everson de Farias, disse que nunca viu uma turma tão empenhada em ser capacitada. "Levo de Roraima a certeza de que deixo uma equipe padronizada e que tem vontade de trabalhar na assistência às populações indígenas", disse.

O curso iniciou na segunda-feira e foram capacitados profissionais de saúde da Coordenação Regional da Funasa, entre Agentes Indígenas de Saúde (AIS), enfermeiros e médicos.

O coordenador Marcelo Lopes disse que a capacitação teve o objetivo de padronizar profissionais de saúde da atenção básica para examinar e diagnosticar casos de tracoma na área indígena para a prevenção, tratamento e controle dos casos detectados.

Ele explicou que o tracoma é uma doença oftálmica altamente contagiosa, de etiologia bacteriana, causadora de comprometimentos na córnea e na conjuntiva. Provoca fotofobia, dor e lacrimejamento, podendo levar à cegueira.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.