VOLTAR

Funasa assume saúde indígena no Estado

Estadão do Norte-Porto Velho-RO
17 de Mar de 2004

O presidente da Funasa, Valdi Camarcio Bezerra, anunciou sexta-feira a nova política de atenção à saúde indígena dirigida a todas as comunidades indígenas do Brasil, que passa a ser gerida pela fundação.
O pronunciamento de 12 minutos foi transmitido, via Embratel, e acompanhado em Porto Velho por técnicos da Funasa e pelo coordenador regional do órgão, Josafá Piauhy Marreiro. Também presenciaram o comunicado representantes das comunidades indígenas.
O novo modelo de gestão da saúde indígena, aprovado pela Portaria n.o 70, do Ministério da Saúde, entra em vigor em abril. Com esta nova política, a Funasa resgata o seu papel de executora da política de saúde indígena. Os convênios com ONGs e instituições parceiras funcionarão de forma complementar. Uma das vantagens oferecidas por este novo modelo é o repasse mensal de recursos. Com isso, torna-se inviável o atraso de pagamentos a terceiros por falta de prestação de contas e a paralisação dos serviços.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.