VOLTAR

Funasa apresenta a complexidade de seu trabalho

Funasa
18 de Abr de 2008

Em resposta aos questionamentos veiculados na imprensa sobre o atendimento à saúde indígena, o presidente da Funasa, Danilo Forte, apresentou quais são os problemas enfrentados pela Fundação, durante reunião, na sede da instituição, com lideranças Kayapó que participam do Acampamento Terra Livre 2008. "O Brasil é muito grande para a gente estar, ao mesmo tempo, em todos os cantos. Segundo o Ministério da Saúde, 1.100 municípios não têm um médico. Esta é uma realidade. Então, imagina ter um profissional em cada aldeia indígena. É impossível", analisa.

Segundo Danilo Forte, há cerca de 480 mil índios em, pelo menos, duas mil aldeias distribuídas em 25 estados. Por causa dessas dificuldades, ele incentiva a participação intensa das lideranças indígenas: "O maior fiscal da saúde são os índios".

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.