VOLTAR

Funasa ajuda a iluminar tribos indígenas

Jornal do Commercio-Manaus-AM
23 de Dez de 2004

Povos indígenas, comunidades ribeirinhas e quilombolas do Amazonas poderão receber o benefício da luz elétrica até 2008. O coordenador regional da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), Sebastião Nunes, divulgou nota, ontem, ressaltando as parcerias que o órgão está fazendo (em âmbito regional) para tentar resolver o problema dentro de quatro anos.

A Funasa, que atua nas áreas de inclusão social, saneamento básico, saúde e educação, divulgou que acredita ser possível consertar os problemas existentes hoje na coordenação regional com uma gestão mais participativa com o programa Luz para Todos, que é um trabalho feito pelo governo Lula para inserir po-pulações tradicionais no contexto dos benefícios cotidianos proporcionados pela luz elétrica. Referindo-se às parcerias, Nunes declarou que a luz elétrica, no futuro, vai ajudar o índio na "sustentabilidade econômica".
O coordenador do projeto no Amazonas, Robson de Bastos, afirmou que a Funasa vai ajudar no direcionamento das áreas regionais de atuação.

Programa tem um ano

Lançado em novembro de 2003 e com obras iniciadas no Amazonas em outubro de 2004, o programa Luz para Todos já foi implantado em comunidades dos municípios de Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Iranduba e em áreas rurais de Manaus;

O assentamento de Tarumã-Mirim já possui luz elétrica constante. De acordo com documento divulgado pela Funasa, cerca de 1.200 famílias rurais foram beneficiadas com a implementação estadual do Luz para Todos;

A verba do programa é de R$ 600 milhões, com 15 ministérios envolvidos.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.