VOLTAR

Funai vai recorrer de sentenca sobre reserva

FSP, Brasil, p.A6
15 de Mai de 2004

QUESTÃO INDÍGENA
Área fica em RR
Funai vai recorrer de sentença sobre reserva
DA AGÊNCIA FOLHA
O presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes, disse que vai recorrer da sentença da desembargadora Selene Maria de Almeida, do TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª Região, que manteve anteontem a decisão que anulou parte da demarcação da terra indígena Raposa/Serra do Sol (área de 1,7 milhão de ha em Roraima).
Segundo Gomes, o órgão recorrerá no STJ (Superior Tribunal de Justiça) na segunda, quando também haverá reunião entre a Funai e líderes indígenas favoráveis à homologação contínua da área.
A sentença da desembargadora, que julgou liminar dada em março pelo juiz Helder Girão Barreto, manteve fora da reserva a cidade de Uiramutã, as vilas, zonas de expansão, rodovias e um trecho da área de fronteira com a Guiana e a Venezuela, além de fazendas com título de posse anterior a 1934.
Em Boa Vista, 200 índios que haviam invadido na segunda a sede da Funai seguiam no local. Favoráveis à homologação descontínua, eles exigem reunião com o governo, que recebeu as lideranças do lado oposto. (JER)

HISTÓRICO
Em 1900 a divisa dos dois Estados foi definida com intermediação do governo federal
Em 1922, segundo o Estado de Mato Grosso, equipe do atual IBGE errou na demarcação, entregando a área ao Pará
Em 2003, o MT entrou no STF
No último dia 12,o STF mandou o Pará suspender a regularização de terras na faixa

FSP, 15/05/2004, p. A6

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.