VOLTAR

Funai tenta combater venda de bebida alcoólica para índios

Site da Funai
Autor: (Simone Cavalcante)
24 de Out de 2002

A Administração Executiva Regional da Funai em Governador Valadares(MG) denunciou à polícia a venda de bebida alcoólica para índios, próximo ao local que os hospeda quando estão em trânsito pra tratamento de saúde. A polícia apreendeu cinco litros de cachaça e o vendedor alegou desconhecer a proibição da venda de bebida ao índio, prevista na lei federal no 6.001, de março de 1973.

O alcoolismo é um problema enfrentado em diversas aldeias do país e uma das preocupações da Funai. Por meio dos cursos de formação do professores indígenas, que está sendo implementado pelas secretarias de Educação dos estados onde há etnias indígenas, o problema vem sendo discutido e algumas aldeias já estão desenvolvendo campanhas para conscientizar as comunidades dos perigos e prejuízos que o álcool traz para a saúde dos índios, além de representar uma ameaça à cultura e a integridade física dos povos indígenas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.