VOLTAR

Funai reforça diálogo com índios para desocupar áreas invadidas

Site do PT-Brasília-DF
16 de Jan de 2004

A Fundação Nacional do Índio (Funai) vai reforçar o diálogo com os índios guarani que invadiram áreas na região de Japorã e Iguatemi, para negociar uma retirada pacífica das terras ocupadas. Este diálogo será feito por meio de quatro indigenistas que já estão no local do conflito e com um interlocutor de Brasília que ficará em Mato Grosso do Sul e que será o responsável pela interlocução direta entre o órgão, os índios, o governo do Estado, a Polícia Federal e a Justiça Federal.

Essa foi o principal decisão da reunião que aconteceu na tarde desta sexta-feira entre o governador Zeca do PT, o presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes, os assessores de assuntos fundiários do órgão, Alceu Cotia e Rute da Silva, os secretários Paulo Duarte (Coordenação Geral de Governo), Valteci Ribeiro de Castro Júnior (Desenvolvimento Agrário) e Dagoberto Nogueira (Justiça e Segurança Pública) e o superintendente da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul, Wantuir Francisco Brasil Jacini.

"Com essa medida, estamos cumprindo uma determinação do presidente Lula que disse que temos que esgotar todas as alternativas de negociação para assegurar uma retirada pacífica dos índios dessas áreas. Após resolvermos essa situação emergencial, já na semana que vem estaremos criando um grupo de trabalho com técnicos da Funai, do Incra e do governo do Estado que farão um levantamento de toda a situação do Estado, e que em um segundo momento se reunirá com os produtores rurais, com os índios e com as entidades que os representam para desenvolver políticas que levem a resolução definitiva da questão", comentou o governador.

O presidente da Funai demonstrou grande confiança de que o reforço na interlocução resultará na desocupação pacífica das áreas invadidas. "A Funai é um órgão parcial que defende o índio, mas também é um órgão que está sob a égide do Ministério da Justiça e portanto é um órgão que defende a legalidade. E trabalhando a defesa do índio, respeitando a legalidade é que a Funai trabalhará até 2007 pela demarcação de todas as reservas indígenas no Brasil, que deverão chegar a 12% do território nacional", disse.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.