VOLTAR

Funai realiza Curso de Formação de Professores Indígenas no Mato Grosso

Funai-Brasília-DF
10 de Out de 2005

Entre os dias 21 de agosto e 29 de setembro, mais uma etapa do Curso de Formação de Professores Indígenas foi cumprida. O curso foi realizado na aldeia Piaraçú, na Terra Indígena Capoto/Jarina (MT), e teve a participação de 44 índios das etnias Mebengokre, Panará, e Tapayuna.

Segundo a coordenaqdora Maria Eliza Leite existe uma grande preocupação em manter a cultura indígena. "É importante formar professores que se preocupem com essa questão, para que os costumes do povo não vire apenas uma lembrança". Mas o contato com a sociedade envolvente não afetou essas etnias de maneira extrema: "muitos índios dão aula nas suas aldeias e estão alfabetizando na língua materna", diz a coordenadora.

Em cada etapa, um especialista indígena é convidado. Na de Capoto/Jarina, Raoní Metyktire contribuiu também para recuperação da cultura indígena e durante todas as noites contou histórias e cantou músicas tradicionais. Os professores gravaram e devem usar as fitas nas escolas.

O curso, que é promovido pela Coordenação-Geral de Educação da Funai e pela Administração Executiva Regional (AER) de Colider, ocorre desde 1997 com o apoio do Ministério da Educação (MEC) e da Associação IPREN-RE de defesa do povo Mebengokre. Com 18 professores indígenas, o projeto tem a participação de aproximadamente 950 alunos Mebengokre, Panará, e Tapayuna, distribuídos em oito escolas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.